'Enviar matéria', 'envoyer' => 'Enviar', 'reference_de' => 'a referência de', 'par_courriel' => 'por email', 'a_destination' => 'Enviar para:', 'donnees_optionnelles' => 'Dados opcionais', 'separe_virgule' => 'separe com vírgulas se escrever mais de um', 'sujet' => 'Assunto', 'titre_vouloir' => 'Título da mensagem', 'nom' => 'Seu nome', 'adresse' => 'Seu e-mail', 'texte' => 'Texto que irá junto com a mensagem', 'envoi' => 'Enviar', 'annuler' => 'Cancelar', 'enviar_title' => 'Enviar referência deste documento por email', 'enviar_por_email' => 'Enviar', 'referencia' => 'A referencia de', 'enviado' => 'foi enviado a:', 'sentimos' => 'Sentimos muito', 'problema' => 'Houve um problema e não se pôde enviar a mensagem', 'hola' => 'Olá. Talvez esta informação possa lhe interessar.', 'leer' => 'Leia mais...', 'enviado_por' => 'Enviado por: ', 'direction' => 'mas sem um endereço eletrônico válido', 'podemos' => 'não podemos enviar a mensagem', 'fermer' => 'fechar', 'documento' => 'Olá. Talvez este documento de', 'interesar' => 'possa lhe interessar.', 'descargarte' => 'Na página web poderá fazer o download de:', 'source' => 'fonte', ); ?> 'Envoyer l\'article', 'envoyer' => 'Envoyer', 'reference_de' => 'la référence de', 'par_courriel' => 'par courrier électronique', 'a_destination' => 'Envoyer á l\'adresse:', 'donnees_optionnelles' => 'Données optionnelles', 'separe_virgule' => 'séparer les adresses par des virgules si vous écrivez á plusieurs personnes', 'sujet' => 'Sujet', 'titre_vouloir' => 'Titre du message', 'nom' => 'Nom', 'adresse' => 'Adresse mail', 'texte' => 'Vous pouvez ajouter un texte', 'envoi' => 'Envoyer', 'annuler' => 'Annuler', 'enviar_title' => 'envoyer l\'article par mail', 'enviar_por_email' => 'envoyer par mail', 'referencia' => 'La référence de ', 'enviado' => 'a été envoyé à:', 'sentimos' => 'désolé', 'problema' => 'Il y a eu un problème et le courrier n\'a pas pu être envoyé', 'hola' => 'Salut. Cet article t\'interéssera peut-être ', 'leer' => 'Lire la suite...', 'enviado_por' => 'Envoyer par : ', 'direction' => 'mais sans une adresse de courrier électronique valable', 'podemos' => 'nous ne pouvons pas envoyer le message', 'fermer' => 'fermer', 'documento' => 'Salut, les documents de', 'interesar' => 'pourraient t\'intéresser', 'descargarte' => 'Si vous visitez le site vous pourrez télécharger les documents suivants :', 'source' => 'Source', ); ?> 'Enviar matéria', 'envoyer' => 'Enviar', 'reference_de' => 'a referência de', 'par_courriel' => 'por email', 'a_destination' => 'Enviar para:', 'donnees_optionnelles' => 'Dados opcionais', 'separe_virgule' => 'separe com vírgulas se escrever mais de um', 'sujet' => 'Assunto', 'titre_vouloir' => 'Título da mensagem', 'nom' => 'Seu nome', 'adresse' => 'Seu e-mail', 'texte' => 'Texto que irá junto com a mensagem', 'envoi' => 'Enviar', 'annuler' => 'Cancelar', 'enviar_title' => 'Enviar referência deste documento por email', 'enviar_por_email' => 'Enviar', 'referencia' => 'A referencia de', 'enviado' => 'foi enviado a:', 'sentimos' => 'Sentimos muito', 'problema' => 'Houve um problema e não se pôde enviar a mensagem', 'hola' => 'Olá. Talvez esta informação possa lhe interessar.', 'leer' => 'Leia mais...', 'enviado_por' => 'Enviado por: ', 'direction' => 'mas sem um endereço eletrônico válido', 'podemos' => 'não podemos enviar a mensagem', 'fermer' => 'fechar', 'documento' => 'Olá. Talvez este documento de', 'interesar' => 'possa lhe interessar.', 'descargarte' => 'Na página web poderá fazer o download de:', 'source' => 'fonte', ); ?> 'Envoyer l\'article', 'envoyer' => 'Envoyer', 'reference_de' => 'la référence de', 'par_courriel' => 'par courrier électronique', 'a_destination' => 'Envoyer á l\'adresse:', 'donnees_optionnelles' => 'Données optionnelles', 'separe_virgule' => 'séparer les adresses par des virgules si vous écrivez á plusieurs personnes', 'sujet' => 'Sujet', 'titre_vouloir' => 'Titre du message', 'nom' => 'Nom', 'adresse' => 'Adresse mail', 'texte' => 'Vous pouvez ajouter un texte', 'envoi' => 'Envoyer', 'annuler' => 'Annuler', 'enviar_title' => 'envoyer l\'article par mail', 'enviar_por_email' => 'envoyer par mail', 'referencia' => 'La référence de ', 'enviado' => 'a été envoyé à:', 'sentimos' => 'désolé', 'problema' => 'Il y a eu un problème et le courrier n\'a pas pu être envoyé', 'hola' => 'Salut. Cet article t\'interéssera peut-être ', 'leer' => 'Lire la suite...', 'enviado_por' => 'Envoyer par : ', 'direction' => 'mais sans une adresse de courrier électronique valable', 'podemos' => 'nous ne pouvons pas envoyer le message', 'fermer' => 'fermer', 'documento' => 'Salut, les documents de', 'interesar' => 'pourraient t\'intéresser', 'descargarte' => 'Si vous visitez le site vous pourrez télécharger les documents suivants :', 'source' => 'Source', ); ?> Diplô - Biblioteca: Uma comparação de "utopias"
Jornalismo Crítico | Biblioteca e Edição Brasileira | Copyleft | Contato | Participe! |
Uma iniciativa


» Mapas do coronavírus: desafios e direções

» Três medidas de emergência contra a crise social

» Shaheen Bagh: muçulmanas contra a xenofobia na Índia

» Crise estrutural no ocaso do capitalismo

» Quatro ameaças à Humanidade e uma saída

» A Renda Cidadã e a reinvenção do dinheiro

» Coronavírus: já tínhamos sido avisados

» Ou desaceleramos ou morremos todos

» Pandemia desnuda a Saúde falida nos EUA

» Assim Guimarães Rosa viu nossas águas e gente

Rede Social


Edição francesa


» Parrain privé, chaîne publique

» « Big Pharma », ou la corruption ordinaire

» Ravages cachés du sous-emploi

» Quand l'OMS épouse la cause des firmes pharmaceutiques

» Les confidences de M. Tietmeyer, architecte de l'euro

» Des services publics garants de l'intérêt général

» La citoyenneté au bord du gouffre

» À nos lecteurs

» Voyage en terres d'utopie

» Revenu minimum ou « deuxième chèque » ?


Edição em inglês


» The world rediscovers Cuban medical internationalism

» Iran in the time of corona

» Covid-19: a London diary

» When viruses become pandemics

» Bringing the state back in during Covid-19

» ‘LMD' on your tablet

» February 2020

» March 2020

» Lessons for the UK deployment to Mali

» Find LMD


Edição portuguesa


» Edição de Março de 2020

» Um Brexit para nada?

» A precariedade não é só dos precários

» Edição de Fevereiro de 2020

» O que Donald Trump permite…

» As marcas do frio

» Edição de Janeiro de 2020

» Embaraços externos

» De Santiago a Paris, os povos na rua

» Que prioridades para uma governação mais à esquerda?


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO e 1984

Uma comparação de "utopias"

Imprimir
enviar por email

Ler Comentários
Compartilhe

Admirável mundo novo tem como enredo social... o amor, alimentado ritualmente pelos "Cultos de Solidariedade". Em 1984, a teia social é o... ódio. Um ódio fortalecido a cada dia por um esporte ritual intitulado "Os Dois minutos de Ódio"

François Brune - (12/09/2000)

Admirável mundo novo e 1984 marcaram a história do século 20 ao anteciparem e denunciarem as primeiras formas das sociedades totalitárias. Porém essas "utopias" não teriam tido tanto sucesso se modalidades complementares e seus traços comuns não anunciassem, na era da globalização e da multimídia, os perigos de totalitarismos futuros. Um breve paralelo entre as duas obras torna isso evidente.

Admirável mundo novo é, antes de tudo, o quadro de uma sociedade capitalista triunfante. A máquina de produção-consumo, globalizada, exige uma perfeita normalização do "cidadão", mesmo antes de seu nascimento, através de manipulação genética, e pelo acondicionamento durante o resto da sua vida. Não há mais sujeitos, há massas anônimas, escravas de uma felicidade conformista que não escolheram.

As "delícias" da infelicidade

1984, por sua vez, descreve uma sociedade totalitária de natureza "comunista". A economia da penúria e a ordem stalinista regem por todo o sempre os três super-Estados que partilham entre si o planeta. Os "cidadãos" sofrem uma disciplina física e mental conscientemente despersonalizante. Sua consciência reduz-se a uma ortodoxia pérfida, e sua existência, às delícias sado-masoquistas de uma infelicidade conformada.

Mais profundamente, Admirável mundo novo ilustra um totalitarismo da felicidade perfeita. A Cidade é uma Mãe, porém uma Mãe terrorista, que infantiliza e animaliza os cidadãos-bebês em nome de um "bem"comunitário do qual ninguém tem o direito de escapar.

Ódio à base de histeria sexual

1984 vai ainda mais longe, encarna um totalitarismo do puro poder. A ordem social regida aparentemente por um governante protetor (o Grande Irmão), na realidade obedece à lei do Pai sádico. Todos devem, literalmente, rebaixar-se a seus pés, sob seu olhar, e depois, da mesma forma, rebaixar seus "concidadãos", num complexo totalmente infantil de medo e ódio.

Admirável mundo novo tem como enredo social... o amor, alimentado ritualmente pelos "Cultos de Solidariedade". Porém trata-se de uma solidariedade impessoal, uma relação melosa com base numa sexualidade difusa, onde todo mundo "comunga" anonimamente.

Em 1984, a teia social é o … ódio. O ódio por tudo e todos que pudessem minimamente sair da linha, um ódio fortalecido a cada dia, diante da Tela, no momento do esporte ritual intitulado "Os Dois minutos de Ódio". Esse ódio é à base de histeria sexual: a sexualidade é reprimida para ser "convertida" em pulsão de poder.

O presente é eterno

Admirável mundo novo descreve uma civilização na qual a história não existe mais. A casta dirigente, para conservar eternamente sua dominação - sob o pretexto de fazer o bem dos homens, tem por objetivo essencial a "estabilidade social" obtida pelo amor à servidão. A finalidade proclamada é "fazer com que as pessoas gostem do destino de que não podem escapar..." O meio: as diversões audiovisuais que neutralizam a consciência crítica, e o "soma", uma droga que leva à euforia sem o tédio do hábito.

1984 também suprime a História, uma vez que houve a "Revolução"; a classe dirigente institui, publicamente, a fraseologia revolucionária para desencorajar antecipadamente qualquer idéia de revolução futura. Nega-se o passado, como o futuro. Jornais e livros - reescritos, se necessário for - comemoram um presente eterno; é a "realidade" inventada pela classe dirigente, na qual todos são obrigados a acreditar - a consciência coletiva fica sem memória: constitui-se a partir do consumo da atualidade oficial.

Libertação coletiva e liberdade interior

Em ambas as Cidades, a política é avaliada tomando o existencial por referência: estreitas relações ligam, em profundidade, a estrutura psíquica do indivíduo e a ordem político-social que o aliena. O mínimo ato de existência, a mínima pulsão aparentemente espontânea, são, na verdade, o reflexo ou o produto de modelos ideológicos interiorizados desde a infância. Do que resulta que o combate militante contra a opressão do sistema começa pelo trabalho psico-político de lucidez sobre si próprio...

O cidadão que reflita sobre essas obras aprende, portanto, que não há libertação coletiva sem a reconquista da liberdade interior.

Traduzido por Teresa Van Acker.




Fórum

Leia os comentários sobre este texto / Comente você também

BUSCA

» por tema
» por país
» por autor
» no diplô Brasil

BOLETIM

Clique aqui para receber as atualizações do site.

Destaques

» O planeta reage aos desertos verdes
» Escola Livre de Comunicação Compartilhada
» Armas nucleares: da hipocrisia à alternativa
» Dossiê ACTA: para desvendar a ameaça ao conhecimento livre
» Do "Le Monde Diplomatique" a "Outras Palavras"
» Teoria Geral da Relatividade, 94 anos
» Para compreender a encruzilhada cubana
» Israel: por trás da radicalização, um país militarizado
» A “América profunda” está de volta
» Finanças: sem luz no fim do túnel
Mais textos