Jornalismo Crítico | Biblioteca e Edição Brasileira | Copyleft | Contato | Participe! |
Uma iniciativa


» Chile conquista Constituinte – mas qual?

» O peculiar totalitarismo do século XXI

» Quem poderá salvar Veneza?

» Bolívia: não despreze a resistência

» O adereço de Guedes e o sentido do governo

» O Chile Rebelde quer ir além

» É possível pensar o Brasil após o neoliberalismo?

» América Latina: Povo sem pernas, mas que caminha

» Cinema: Entre a cruz e o maracatu rural

» Atingida por barragem e acossada pelos poderosos

Rede Social


Edição francesa


» Séisme sur les retraites en Argentine et au Chili

» Ce nouveau parti qui bouscule le paysage politique allemand

» La figure imposée du dernier poilu

» Les dossiers enterrés de Tchernobyl

» Une femme à la barre de l'Argentine

» La Chine au miroir de l'Occident

» « Choc des civilisations », à l'origine d'un concept

» Les Allemands de l'Est saisis par l'Ostalgie

» A Berlin, le face-à-face des intellectuels de l'Est et de l'Ouest

» Réveil politique à l'Est


Edição em inglês


» The fall of liberal triumphalism

» Sarah Seo on Americans, their cars and the law

» November: the longer view

» Ibrahim Warde on the rise and fall of Abraaj

» Fighting ISIS: why soft power still matters

» Life as a company troll

» The imperial magazine

» Setting Socrates against Confucius

» Price of freedom on the road

» Global business of bytes


Edição portuguesa


» Golpe de Estado contra Evo Morales

» Será que a esquerda boliviana produziu os seus coveiros?

» A era dos golpes de Estado discretos

» Pequeno manual de desestabilização na Bolívia

» No Brasil, os segredos de um golpe de Estado judiciário

» Edição de Novembro de 2019

» Sempre uma coisa defronte da outra

» OTAN: até quando?

» Alojamento local-global: especulação imobiliária e desalojamento

» Rumo a uma governança participativa da vida nocturna de Lisboa


Comentários sobre esse texto:

No século XXI, mas afinal em plena Idade Média!

Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, apesar das possibilidades nunca antes alcançadas de se atingirem lugares no planeta pela primeira vez, é confrangedor constatar que a humanidade (e muito particularmente aqueles homens que têm hoje a responsabilidade de conduzir o seu destino), sob o ponto de vista ético-filosófico, continua mentalmente enredada em nostalgias próprias da Idade Média...


martinho júnior
2007-09-29 14:48:59

Guerra fria sobre o Ártico

O capitalismo tem como característica se moldar as “necessidades” mundiais, o mundo esta sofrendo cada vez mais os efeitos do aquecimento global. E o que as grandes potências mundiais fazem a respeito? Se preparam para o apocalipse e de como ganhar dinheiro com ele. Em vez de investirem dinheiro para produções de combustíveis e fontes de energia alternativas, investem dinheiro para conseguir ainda mais hidrocarbonetos e como conseqüência aumentar ainda mais os níveis de poluição existente no mundo. Enquanto não mudarmos nossa sociedade de consumo será difícil mudar esse quadro mundial.


Germano Cesar
2007-09-26 15:41:57

Guerra fria sobre o Ártico

Pode haver um lado interessante nesta experiencia.Desviar dinheiro investido em viajens espaciais inuteis,para esse quintal global inexplorado ,e conhecer nossa casa/planetaria.


Site: guerra fria sobre o artico
augusto
2007-09-26 04:13:17

Guerra fria sobre o Ártico

Tenho nojo em ver uma reportagem destas... enquanto no Brasil fazemos rodizio, esquema de caronas para ao invés de três carros nas ruas ao ir para o trabalho, usar apenas um... usar mais a bicicleta, ir a pé na padaria para ter mais saúde e menos gases na atmosfera, vc ve em países ricos como nos EUA carrões bebedores, com seus cambios automáticos ainda mais burros , com motores 3.7 .. 4.0 ... e para que??? uma pessoa andando dentro...

ainda por cima aplaudem, esperam de camarote pela lenta agonia do artico, fazendo planos em quem conquista primeiro, quem eh soberado (sera que cobrarao pedagio???)

pelo amor de Deus...
eh o fim da picada

qdo vao ver que nao somos mais nacoes, e sim uma especie que esta destruindo o proprio habitat...

termino este post com uma frase do Greenpeace.. "vcs soh vao entender q dinheiro n eh importante, qdo perceber q dinheiro nao pode beber, dinheiro nao pode comer... "


Roger Plisk
2007-09-26 02:57:28

Guerra fria sobre o Ártico

Nos assusta o modo como o ser humano enxerga o meio no qual está inserido, ou interpreta-o como que estivesse expondo um seu ponto de vista, que na maioria das vezes, sempre o faz de modo egoísta.
Pensar que o meio ambiente com seus recursos naturais devem ser de uso exclusivo da geração presente, é simplesmente ignorar a própria história da humanidade.
Nos entristesse vermos que, enquanto evoluimos como espécie, regredimos como ser.


Site: Guerra fria sobre o Àrtico
Zezineto Mendes
2007-09-26 01:29:22

Guerra fria sobre o Ártico

SIMPLESMENTE ATERRADOR, ABSOLUTAMENTE REVOLTANTE.
UM DEUS CHAMADO DINHEIRO...
E A VIDA?????


Mithrey
2007-09-26 01:28:25

Guerra fria sobre o Ártico

São essas as pessoas que vocês querem que continuem dirigindo as Nações? São essas as pessoas habilitadas para encaminharem e implementarem soluções que amenizem as conseqüências gravíssimas que o aquecimento global está impondo tanto à humanidade quanto aos outros seres vivos? São por esses grupos jurídicos, políticos e mercadológicos que queremos ser representados? Durante todo o percurso da História nunca chegamos a um estado tão grave quanto o atual, em que estamos lidando diretamente, agora, com a fúria implacável da Natureza que nunca necessitou da ação humana para se manter cíclica e equilibrada, muito pelo contrário foi prejudicada em larga escala pelas ações desordenadas, desqualificadas, inconseqüêntes da humanidade. Grupos gestores que nunca olharam para suas comunidades e que agora se negam a olhar para as questões meio ambientais que estão afetando às nossas comunidades e a eles também. A diferença é que alguns acham que vão sobreviver com tudo o que o dinheiro e a influência social puderem promover para o próprio bem-estar, e os outros sabem que isso é uma mentira. E vocês? O que vão fazer? Correr? Subir no muro? Ou, travar uma luta individual até que se possa reunir à coletividade trabalhando por um mesmo propósito? Antes, "essas" pessoas eram chamadas de ativistas, desocupadas, idealistas, hoje são consideradas salvadoras. E vocês no que vão se tornar? (enquanto há tempo...) A minha escolha já foi feita.


Shinayder
2007-09-26 01:16:10

Guerra fria sobre o Ártico

... E assim caminha a humanidade ...


dulci
2007-09-26 01:06:01

Guerra fria sobre o Ártico

Ser humano não aprende, vemos aí até os países escandinavos, que embora sejam teoricamente menos "selvagens" que EUA e Rússia, igualmente ávidos pelo novo quinhão de petróleo e tudo mais.

Países aguardando o degelo do Polo Norte, nem em filmes de ficção vemos tal absurdo, as potências estão nem aí pelo bem da humanidade, os recursos naturais estão sendo exauridos, todos os indicadores do meio ambiente, mostram desequilíbrios, mas parece que o aquecimento global vai ser um grande achado, vão recortar as geleiras do norte e fazer um dinheirão, mas a natureza irá cobrar a fatura, eu suspeito que não poderemos pagar.


Alfredo
2007-09-25 22:52:41

Guerra fria sobre o Ártico

É muita mesquinharia mesmo. Meu Deus, como o ser humano é ganancioso. Quer dizer, eles torcem p/ o gelo derreter, a Terra esquentar, e disso ainda tiram proveito? Para explorar ainda mais o petróleo e dessa forma emitir mais gases na atmosfera? Onde vamos parar? É só dinheiro, dinheiro e dinheiro que se pensa? E na vida, no bem estar de todos? Isso não se pensa ? Só vão parar para pensar quando eventos sem retorno começarem a destruir a Europa, Russia e os EUA. Porque precisa começar por lá para fazerem alguma coisa, afinal são eles quem mais poluem. Já está provado que formas alternativas ao petróleo são reais. Mas por que parar essa máquina de dinheiro? Para que fazer carros movidos a água? Fico preocupado com o futuro de nosso planeta. Muito inocentes pagarão pela soberba e ganancia dos ricos.


Rafael
2007-09-25 22:39:27

Guerra fria sobre o Ártico

Eu fico estarrecido com uma noticia dessa,os caras nao estao nem ai com o futuro da humanidade só pensam em ganancia.Quando o ambiente no artico estiver favoravel a exploraçao, ou seja, ja estiver derretido todo o gelo, eu acho que o caos geografico no planeta sera tao grande que ninguem vai se preocupar com petroleo,ouro ,ferro etc,todos só pensarao numa coisa,salvar a propria pele e ja vai ta muito bom.Mas o que eu quero mesmo é que se abra um buraco bem grande e se faça um contato direto com o inferno e joguem estes politicos safados e corruptos bem la dentro,ai sim o mundo sera melhor.


rildo
2007-09-25 22:36:00

BUSCA

» por tema
» por país
» por autor
» no diplô Brasil

BOLETIM

Clique aqui para receber as atualizações do site.