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Parece meio confuso, mas o mesmo propos que um determinado nível de confusão numa situação que propoe entendimento, gera o aprendizado, com isso... pelo menos eu... percebo que não sou o unico "barbaro" da compreensão de qualquer idéia quando faço uso de conversas aleatórias, e que pelo menos parece que possui um determinado nível de inconstancia de pensamento, o que mostra uma cabeçinha pensante que nunca para...rs... falo por mim novamente que só precisa de organização, mas essa idéia ficou bárbara! rs
O texto Invasão Bárbara é, sem dúvida, bastante pertinente e motivador. a idéia da atuação do professor partindo do real para o pedagógico é o que mais está faltando em nossas escolas. A referência à sociedade em rede me faz pensar na utopia freireana: todos autônomos e juntos, parceiros, companheiros.
Entretanto, há de convir que os meios de comunicação de massa estão mais poderosos do que nunca no processo formador de categorias de pensamento. Pensar a sociedade em rede descartando o poder hegemônico da mídia de massa, é apenas um milímetro de um passo adiante.
uma nova praça para os cidadãos se avizinha. ou já está entre nós. nela somos imolados ou glorificados, mas saimos sem arranhões. não será necessária mais a cicuta por discordarmos. nela encontraremos outras vozes dissonantes, nela não seremos mais bárbaros, nem góis, nem afro qualquer coisa... nela não temos rosto. só palavras.
melanie
Em Brasilia, no Centro de Ensino Médio Setor Oeste, um professor de química do vespertino, explica um conteúdo a partir dessas referências bárbaras. Os alunos gostam, e conforme meu filho estudante e aluno do professor, parte das aulas de quimica ficam mais agradáveis. Quando o transdisciplinar é compreendido pelo docente, as exigências do Programa de Avaliação Seriada - PAS - ajudam a desvelar o mito do vestibular anual.Muito legal o texto.