logo

setembro 2002



LIVROS

Uma política imoral e ineficaz

O autor coloca a política do governo Bush como o ’continuum’ do modo de agir dos Estados Unidos durante o século passado e lamenta amargamente que Washington não saiba tirar qualquer lição da história, persistindo por uma via desastrosa


Gilbert Achcar

Gabriel Kolko, professor emérito da Universidade de York, em Toronto, é o autor de um dos melhores livros sobre a guerra do Vietnã (Anatomy of a War), que ele coroou com um trabalho sobre o Vietnã do pós-guerra. Também escreveu um trabalho notável de reflexão sobre as guerras do século XX.

Foi esse último livro que inspirou o título de sua nova obra, um pequeno livro vigoroso, escrito ainda sob o impacto dos acontecimentos do 11 de setembro e em resposta à reação do governo dos Estados Unidos. Uma reação que deixa prever mais um século de guerra, segundo o autor, contrariando as expectativas otimistas que se seguiram ao fim da Guerra Fria. Colocando a política do governo Bush como o continuum do modo de agir dos Estados Unidos durante o século passado, Kolko lamenta amargamente que Washington não saiba tirar qualquer lição da história, persistindo por uma via desastrosa – tanto para os Estados Unidos como para o resto do mundo. “Uma política externa simultaneamente imoral e ineficaz não é apenas imbecil; é cada vez mais perigosa para os que a adotam e a apóiam”, diz ele.

(Trad.: Jô Amado)

Referência

Un siècle de guerre, de Gabriel Kolko, ed. Les Presses de l’Université de Laval, 2002.

Another Century of War?, de Gabriel Kolko, ed. The New Press, Nova York, 2002, 157 páginas, 15,95 dólares (50 reais).