» A desigualdade brasileira posta à mesa
» Fagulhas de esperança na longa noite bolsonarista
» O fim do mundo e o indiscreto racismo das elites
» O milagre da multiplicação de bilhões — para os bancos
» Movimento sindical em tempos de tormenta
» A crucificação de Julian Assange
» Guérilla contre l'avortement aux Etats-Unis
» Au-delà de la fraude électorale, le Pérou profond
» Tous les chemins mènent au Maghreb
» Ni dieu, ni maître, ni impôts
» La France se penche sur sa guerre d'Algérie
» An 01 de la gauche, on arrête tout, on réfléchit
» « Il Manifesto », le prix de l'engagement
» Fake news: A false epidemic?
» The financiers who backed Brexit
» Mutual suspicion in Greece's borderlands
» The British monarchy's smoke and mirrors
» UK Brexiteers' libertarian goal
» Time to reform the Peruvian system
» Russia's attempted return to Africa
Dias 1º e 2 de fevereiro será realizado o Fórum Internacional dos Parlamentares. Antes de sua abertura, de 28 a 30 de janeiro, será a vez do Fórum das Autoridades Locais pela Inclusão Social
- (01/01/2002)
O II Fórum Social Mundial (FSM) será realizado em Porto Alegre, Brasil, de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2002. O Fórum Econômico Mundial (WEF), mais conhecido pelo nome da localidade suíça onde ocorre, Davos, preferiu, à última hora, romper o paralelismo de datas que irritava profundamente seus dirigentes (será realizado de 29 de janeiro a 4 de fevereiro) e, principalmente, escolheu como sede o Waldorf Astoria, em Nova York, Estados Unidos. Seria isso o prelúdio, como se comenta, de sua aquisição por um grande grupo de comunicações norte-americano?
Durante o FSM, nos dias 1º e 2 de fevereiro, será realizado o Fórum Internacional dos Parlamentares. Antes de sua abertura, de 28 a 30 de janeiro, será a vez do Fórum das Autoridades Locais pela Inclusão Social. Esses dois encontros são organizados, respectivamente, pelo governo do Rio Grande do Sul e pela Prefeitura de Porto Alegre; não são, portanto, da responsabilidade do Comitê Organizador, brasileiro, do FSM. A concentração, pelo período de uma semana, de dirigentes de organizações não governamentais, sindicalistas e parlamentares (com mandato nacional e municipal), representando mais de uma centena de países, irá facilitar, sem dúvida, a troca de experiências e a formulação de inúmeras iniciativas.
O Monde diplomatique estará presente em Porto Alegre: será de sua responsabilidade a organização de um seminário sobre comunicação, e vários de seus diretores e colaboradores participarão das plenárias e das oficinas. A sociedade Amis du Monde diplomatique também participará, em conjunto com outras organizações de leitores, de uma oficina sobre o leitor engajado.
Site oficial do FSM: http://www.forumsocialmundial.org.b...
Site de preparação e informação sobre o FSM (organizado pelos responsáveis pela edição brasileira do Monde diplomatique: http://www.portoalegre2002.net
(Trad.: Jô Amado)